Conquistar novos clientes é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam diariamente. Transforme potenciais clientes em fiéis compradores com a nutrição certa de Leads.

Quanto mais se envolver com o cliente melhor. Criar ações automáticas e envolver o cliente é essencial para se destacar no meio do bombardeio de informações que recebemos.

Enviou um email e o possível cliente abriu, mas não clicou em nenhum link? Abriu e clicou, mas não realizou a compra? Realize ações automáticas baseadas na ação do receptor.

Vamos compartilhar algumas dicas com benefícios e como configurar os fluxos automáticos.

Mas afinal, o que é Lead?

Lead é quando um potencial consumidor de uma marca demonstra interesse em consumir o seu produto/ serviço.

Esse interesse geralmente acontece quando o usuário chega a partir de um formulário para receber newsletter, por exemplo. Ou alguém que entra em contato com a empresa em busca de mais informações sobre o produto/ serviço. O Lead faz parte do funil de vendas, é trabalhado em um conjunto de esforços para fechar a venda.

Ou seja, você tem uma lista de contatos quentes e precisa transformá-los em clientes.

Funil de Vendas | Totaldocs

Vamos dar algumas dicas de como você constrói o relacionamento com um lead, a fim de torná-lo um prospect e depois em cliente.

  • O lead é alguém que apenas quer mais informações sobre um tema que você está abordando através de algum tipo de conteúdo.
  • O prospect demonstra certa inclinação para comprar um produto ou contratar um serviço, pedindo mais informações sobre a oferta em questão.
  • O cliente é a pessoa que acabou de realizar o pagamento e adquirir seu produto

Como usar Leads ao seu favor?

 O grande desafio é estimular o interesse dos seus contatos que já realizaram alguma interação e conduzi-los pelo funil vendas.

Para isso usa-se a nutrição de Leads, que consiste em enviar, de forma automatizada, uma sequência de emails com conteúdos relacionados aos que o usuário demonstrou interesse alguns dias antes.

O objetivo é deixar os Leads mais prontos para avançarem para a etapa seguinte do funil de vendas. Com todas as informações para gerar a Jornada de Compra (aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra)

Assim o vendedor não perde tempo abordando contatos que ainda não estão prontos para comprar e torna o contato mais profissional e menos inconveniente.

Depois que o lead é gerado, seu trabalho agora é nutri-lo. Nesta etapa, a comunicação geralmente acontece através do e-mail. Aliás, se você ainda não tem uma ferramenta de e-mail marketing, sugiro que conheça o TOTALDOCS.

7 benefícios de utilizar a nutrição de Leads

Os benefícios de utilizar a nutrição de Leads podem parecer óbvias, mas sempre bom lembrar: pesquisas comprovam que a estratégia pode aumentar em 50% o volume de vendas de uma empresa a partir de contatos online. Isso a um custo 33% menor do que o de conquistar novos contatos, segundo dados do Forrester Research. Ou seja, além de aumentar as oportunidades e conversões, acaba derrubando o custo de aquisição de clientes.

Conheça em detalhes as 7 principais vantagens de utilizar a nutrição de Leads em sua empresa:

  1. Facilidade e economia de tempo dos profissionais
  2. Envio de emails segmentados e relevantes
  3. Follow-up organizado
  4. Volume de oportunidades
  5. Gera oportunidades mais qualificadas
  6. Vendas melhores e maiores
  7. Capacidade de analisar os resultados e ajustar o processo

Como fazer uma campanha de nutrição de Leads

Antes de começar, identifique o conteúdo que sua empresa já possui (posts, eBooks, apresentações, webinars etc.) e como ele pode ser aproveitado nesse processo. O ideal é pensar bem nos emails e na sequência com que serão enviados a partir de uma oferta específica que sua empresa deseja divulgar.

Veja a seguir os pontos que precisam ser planejados para que a campanha seja bem montada:

1. Listar qual o objetivo principal da campanha

Sua empresa pretende passar informações sobre como funciona um software específico? Que oferta, evento ou conteúdo pretende divulgar?

2. Determinar quem é a persona

Como é o perfil do cliente de cada campanha? Qual seu cargo? Que materiais baixou no site?

3. Sinalizar qual é o evento disparador

Que conteúdos a persona (cliente em potencial) deveria ter baixado para mostrar interesse para o software em questão? Foi um eBook sobre Introdução ao Email Marketing, por exemplo?

4. Definir quais ofertas serão enviadas em cada estágio

Essa é a etapa de definir que conteúdos sua empresa já produziu que sejam interessantes para chamar a atenção do Lead em cada uma das etapas:

  • Aprendizado – sugestão de leitura de eBooks introdutórios sobre o tema são uma boa opção;
  • Reconhecimento do Problema – conteúdo mais aprofundado e que leve a perceber erros e oportunidades, como checklists, ferramentas de avaliação;
  • Consideração da Solução – estudos de caso, diagnóstico gratuito, guias de montagem de solução;
  • Avaliação e Compra – orçamentos, comparativos com concorrentes, experimentação gratuita.

5. Avaliar qual o tempo de duração da campanha e o intervalo entre as mensagens

Imagine que se o tempo total do ciclo de vendas de seu produto é de 15 dias, o ideal é programar para que a campanha tenha 10 dias de duração, por exemplo. Desta forma, você pode mandar 5 emails no total, enviando-os a cada dois dias.

6. Redigir o corpo do email

Considerando a sequência lógica, é interessante mencionar alguns aspectos do email anterior e demonstrar que a cada mensagem o conteúdo é aprofundado.

7. Criar as mensagens no sistema

Depois de montar o esqueleto da campanha e o conteúdo, chegou o momento de inserir as mensagens no sistema. No TOTALDOCS, é possível criar os  Emails e SMS em “Templates”.

Home Totaldocs

8. Montar o fluxo de nutrição

Depois de elaborar cada mensagem, você deve criar uma campanha de nutrição e identificar a ordem em que elas serão enviadas. Usando o TOTALDOCS para criar uma campanha de nutrição, vá em Menu -> Gerenciar Multicanal -> Gerenciar Projetos de Comunicação (dentro de “Gerenciar Ramo”) -> Gerenciar Processos de Comunicação (dentro de “Ações”).

Workflow-comunicacao-totaldocs-personalizado
Workflow-comunicacao-totaldocs-personalizado

Essa é uma forma mais básica para começar a enviar campanhas de nutrição para seus clientes. O processo vai ficando mais avançado à medida que você consegue identificar os vários estágios dos Leads dentro do processo de compras e, de acordo com o interesse, define campanhas diferentes para serem disparadas para cada grupo.

Se você ainda não implantou isso em sua empresa, comece a usar a estratégia e depois compartilhe com a gente seus resultados.


Onde preparar SMS personalizados e analisar as reações de seus clientes? Totaldocs tem o que você precisa! Confira aqui!

O que o Totaldocs oferece?

Criação de dados variáveis | Envio de Email e SMS | Envio de documentos em anexo | Fluxo de comunicação – Workflow | Composição na nuvem | Relatórios completos | Armazenamento e Recuperação …

Saiba mais sobre o Totaldocs, nossos planos e serviços clicando aqui:
Teste Gratuito

http://blog.totaldocs.com/wp-content/uploads/2018/07/0aebcbc0963094512305bb0bd08a88c1-1024x683.jpghttp://blog.totaldocs.com/wp-content/uploads/2018/07/0aebcbc0963094512305bb0bd08a88c1-150x150.jpgTotaldocsTotaldocsaccions,ações automáticas,automatic,communication,como automatizar,como gerar,como melhorar,comunicação online,dicas,e-mail marketing,email,email marketing,envio automático,how to,LEAD,o que é LEAD,o que fazer,por açõesa,tips,workflowConquistar novos clientes é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam diariamente. Transforme potenciais clientes em fiéis compradores com a nutrição certa de Leads. Quanto mais se envolver com o cliente melhor. Criar ações automáticas e envolver o cliente é essencial para se destacar no meio do bombardeio de informações...Diferentes canais trabalham juntos em uma única plataforma, criando uma experiência unificada para o cliente