Querendo melhorar o retorno das suas campanhas de email marketing?! Cada palavra, conteúdo, tom de voz, imagens e cores utilizadas impactam (E MUITO!) no sucesso da sua campanha.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como pode ser aplicado o uso dos CTAs para melhorar o resultado das suas campanhas de email marketing.

CTA-email-marketing

O que é um CTA?

CTA – call to action (“chamada para ação”), são imagens ou textos com links que levam os usuários a realizar ações, direcionando para uma landing page/ página com o passo seguinte para o funil de vendas.

Geralmente, trata-se de um verbo no imperativo que sugere uma ação imediata da parte do público, como “compre agora” ou “assine já”.

Para saber qual melhor imagem, cor, textos e links dos CTAs é essencial realizar testes para entender como atingir melhores resultados.

O poder das cores para conversão

Não existe a cor certa para gerar mais conversões em uma campanha. Alguns acreditam que o verde é mais eficaz, enquanto outros já apostam suas fichas nos tons mais avermelhados. Como descobrir qual é a cor certa para a sua página? Observando qual é aquela que traz o melhor contraste na tela.

O destaque vale tanto para textos como para imagens. Como é o conhecido Isolation Effect: influencie as ações do seu leitor através de cores isoladas, que servirão de guia dentro do email.

Antes de escolher a cor do CTA, certifique-se de que os outros elementos da campanha não tirem a atenção do botão de compra. Para garantir sua efetividade, além da cor, o botão deve estar bem visível.

Para alcançar um impacto ainda maior, é muito comum a utilização da regra 60-30-10. Essa regra funciona da seguinte maneira: na hora de escolher uma paleta de cores para seu email, é necessário escolher entre três cores diferentes e aplicá-las no email em proporções de 60%, 30% e 10%. A cor mais forte do trio deve ser utilizada em 10% do email, e deve guiar o leitor ou consumidor a executar uma ação específica por meio do CTA. Por exemplo, se seu email tem as cores azul e cinza, por que não destacar seu CTA com um botão amarelo? Procure sempre utilizar no CTA uma paleta de cores que se diferencie do restante.

Para te dar uma mãozinha com essa busca da cor certa, aqui vai uma dica: dê uma olhada nos esquemas de cores que a comunidade de designers disponibiliza no site do Adobe Color e também na parte de Material Design do próprio Google.

Leve tudo em conta e defina os tons da sua campanha

Fique atento na hora de escolher a paleta de cores da sua marca e de toda sua identidade visual. Pesquise a fundo o público-alvo que deseja atingir, pois ele será fundamental no processo de construção ou reconstrução da marca. Estude os concorrentes, observe logos, websites e campanhas. Assim você pode se manter na mesma linha da sua indústria, e ainda sim encontrar seu diferencial no mercado.

Como cada cor tem um significado e um impacto diferente no leitor ou consumidor,  é importante que sua marca, empresa, produto e comunicação tenham cores condizentes com a mensagem que quer transmitir. Não sabe por onde começar? Aí vão algumas dicas:

  • Amarelo: associada à energia, à criatividade e ao otimismo, é utilizada para chamar a atenção nas vitrines das lojas. Também lembra cautela ou cuidado, além de ser uma boa opção para detalhes ou botões de compra;
  • Azul: desperta confiança na marca e segurança. É frequentemente utilizada em negócios corporativos, pois estimula a produtividade e está associada à comunicação, à lógica e à espiritualidade;
  • Laranja: representa uma marca amigável, sociável, ativa, e até divertida. É geralmente aplicada em CTAs com o objetivo de estimular, sendo a cor preferida por compradores impulsivos;
  • Preto: cor com grande peso, relacionada à sofisticação, elegância e eficiência. Também atrelada ao luxo e ao poder, é ideal para produtos sofisticados;
  • Rosa: relacionada ao amor e à tranquilidade, simboliza o universo feminino e o romantismo. É indicada para produtos destinados a adolescentes e de uso pessoal feminino;
  • Roxo: diretamente ligada à resolução de problemas, como uma cor que acalma. Representa ainda a nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria. É indicada para produtos de beleza anti-idade e rejuvenescedores;
  • Verde: é uma cor que provoca relaxamento, remete à estabilidade, possibilidade e tranquilidade. Passa o sentimento de saúde e renovação, além de ser associada à natureza e ao meio-ambiente;
  • Vermelho: a mais quente e mais dinâmica entre as cores estimula energia e excitação, incentiva ações e a confiança, provoca a sensação de urgência e ansiedade. É ideal para liquidações;

Além de potencializar a compra, dados indicam que as cores facilitam a leitura (40%), o aprendizado (de 55% a 68%) e a compreensão (73%) dos leitores. Analise se a cor transmite a personalidade ideal para cativar os consumidores:

Se sua proposta é passar uma imagem mais amigável e energética, dê preferência a cores vibrantes e quentes, se a ideia é passar confiança e profissionalismo, opte por cores frias e alterne entre tons claros e escuros.

Você também pode seguir as representações já criadas em algumas indústrias, como o azul para negócios (tecnologia, redes sociais), o vermelho para liquidações, o verde para jardinagem, roxo ou preto para artigos de luxo, e assim por diante.

Além das Cores

A cor é importante, mas não é o único elemento de sua campanha que afeta o comportamento do consumidor. Ela deve estar atrelada ao design como um todo, às palavras e à conveniência para a compra.

  1. Capriche no email marketing como um todo, começando pelo assunto. De que adianta um CTA super bem planejado se o usuário não abrir o email?! Deixe explícita a ação que você espera do seu público para que ele possa entender e concordar com ela.

  2. Crie emails bem direcionados. O CTA precisa estar totalmente relacionado com que a pessoa está procurando, quanto mais personalizado (com mais proximidade do cliente), melhor, como nome ou data de aniversário, por exemplo. Crie emails com campos, imagens e links personalizadas com o Totaldocs

  3. Faça uso de verbo que instigue ação. Um “call-to-action”, como o nome diz, precisa chamar à ação, como por exemplo: “Experimente grátis”, “Leia mais”, “Compre agora”. Saiba que o ideal é que o CTA esteja em uma imagem e não seja lido como texto, pois muitos verbos de ação são identificados como spam pelos serviços de emails. (10 dicas como manter o email fora do SPAM)

Portanto, tanto a cor como o conteúdo do seu.CTA podem trazer uma melhor taxa de conversões, mas o seu planejamento continua sendo essencial para bons resultados! Tenha em mente que o CTA é apenas um elemento do email, parte de uma campanha.que deve ser devidamente planejada.

Ele precisa refletir o conceito e estar em sintonia com o objetivo de sua campanha de.email marketing para gerar o resultado desejado. Para isso, tenha certeza de que sua campanha já possui público, tom.de comunicação e objetivos definidos, para então poder testar diferentes cores e formas para um CTA incrível!

Onde preparar SMS personalizados e analisar as reações de seus clientes? Totaldocs tem o que você precisa! Confira aqui!

O que o Totaldocs oferece?

Criação de dados variáveis | Envio de Email e SMS | Envio de documentos em anexo | Fluxo de comunicação – Workflow | Composição na nuvem | Relatórios completos | Armazenamento e Recuperação …

Saiba mais sobre o Totaldocs, nossos planos e serviços clicando aqui:
Teste Gratuito

http://blog.totaldocs.com/wp-content/uploads/2018/06/CTA-email-marketing.jpeghttp://blog.totaldocs.com/wp-content/uploads/2018/06/CTA-email-marketing-150x150.jpegTotaldocsTotaldocscall to action,color,conversão,cores,CTA,CTAs,dicas,e-mail marketing,email,email marketing,envio de email,How to do,meaning,message,significado,SMS,Text Message,tipsQuerendo melhorar o retorno das suas campanhas de email marketing?! Cada palavra, conteúdo, tom de voz, imagens e cores utilizadas impactam (E MUITO!) no sucesso da sua campanha. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como pode ser aplicado o uso dos CTAs para melhorar o resultado das suas campanhas de...Diferentes canais trabalham juntos em uma única plataforma, criando uma experiência unificada para o cliente