Muito provavelmente você já ouviu o termo transformação digital, mas você sabe o real significado e o porquê de ser uma tendência? Nesse artigo você entenderá o que a transformação digital é, quais áreas organizacionais hospedam processos de transformação digital, as principais vantagens e uma demonstração de transformação digital.

Transformação digital

A Transformação Digital é ir além da digitalização, sem se prender a conversão do analógico para o digital e a simplificação de uma atividade ou operação da empresa, mas através do uso da tecnologia desenvolver novas práticas de atuação e otimização de processos.

Nuvem, big data, inteligência artificial, internet das coisas, automação, design thinking… São algumas das tecnologias disponíveis no mercado, mas para qual setor organizacional deve-se destinar a implementação desses recursos tecnológicos?

Aplicações da Transformação Digital

Segundo especialistas no tema, a mudança, a partir da transformação digital permeia três campos organizacionais:

Relacionamento (alterar a forma de interação). A mudança nos negócios se concentra em alterar a forma como a empresa se apresenta no mercado ou modificar a forma como responde aos clientes ou compradores. A tecnologia é empregada para transformar a maneira como uma empresa interage com seu mercado – alterando a jornada de compra (divulgação de vendas e marketing) ou a experiência do cliente.

Operações (mudar a forma que se trabalha). A mudança nos negócios se concentra em alterar a forma como a empresa opera – seus fluxos de trabalho, rotinas internas, sistemas, processos e infraestrutura. Esse tipo de transformação envolve o uso da tecnologia para transformar o desempenho de uma empresa, resultando na otimização dos recursos operacionais.

Evolução (mudar quem são). A mudança nos negócios se concentra na alteração dos atributos fundamentais da empresa. Trata-se de alterar o código genético, a marca, o modelo de negócios ou as ofertas da empresa.

Apesar de algumas áreas deterem maior necessidade e apelo por projetos de transformação digital, é importante que a empresa como um todo esteja apta a receber esses projetos e a se adaptar às mudanças. Nesse sentido, a cultura organizacional assume grande destaque, visto que para a transformação digital ocorrer de forma mais natural e com maior chance de sucesso é preciso contar com uma cultura favorável ao processo, ou seja, uma cultura corporativa dinâmica, altamente adaptável e ágil.

Por que investir em transformação digital?

A economia já é digital

A economia digital não para de crescer e ganhar força. Dados inéditos do Retail Global Payments Report mostram que o comércio mobile (mCommerce) deve crescer mais rápido que qualquer outro canal até 2022 globalmente.

Com a alta adesão e demanda, cresce também a necessidade de investimento constante em tecnologia e ferramentas digitais que possibilite, facilite e impacte positivamente as transações digitais entre empresa e cliente. A transformação digital atua como um importante aliado das empresas na busca para atingir esses objetivos.

Redução de gastos

A aplicação da transformação digital exige investimento, mas a médio e longo prazo é capaz de reduzir gastos operacionais e gerar lucros para a empresa.

Vantagem Competitiva

O uso da tecnologia em diferentes áreas pode tornar a empresa mais competitiva, uma vez que o processo de transformação digital for bem sucedido, vantagens em relação aos concorrentes serão adquiridas e a empresa ganhará destaque no mercado em que atua. Além disso, a tecnologia pode fornecer apoio ao processo de tomada de decisão estratégica tornando-a mais assertiva.

Exemplo de transformação digital 

Case Totaldocs

Um dos nossos clientes do Totaldocs utilizava anteriormente uma gráfica para fazer a composição e entrega dos documentos impressos aos seus clientes. Com a tecnologia do Totaldocs, além de tornar a entrega dos documentos digital e multicanal, desenvolvemos uma solução de controle de produção de documentos e de entrega. Com isso, nosso cliente passou a ter também controle sobre o serviço prestado pela gráfica e monitorar a produção dos poucos documentos que ainda precisam ser impressos. Esta solução conferiu ao cliente ainda a possibilidade de realizar o controle de qualidade sobre o serviço que seu fornecedor entregava.

Desta forma, com o Totaldocs foi possível:

– Ter controle sobre os processos de composição de documentos

– Ter controle sobre os processos de entrega de documentos

– Reduzir o prazo de entrega dos documentos aos seus clientes

– Reduzir em mais de 500% os gastos com impressão

– Aumentar a lucratividade

Gerar impacto socioambiental positivo

http://blog.totaldocs.com/wp-content/uploads/2020/04/9a683241cd6bf682eda7d4b25f4404d91303aa9c-1024x576.jpghttp://blog.totaldocs.com/wp-content/uploads/2020/04/9a683241cd6bf682eda7d4b25f4404d91303aa9c-150x150.jpgTotaldocsTotaldocsaderir,advantages,aplicações,apply,como aplicar,digital transformation,empresa,invest,investir,o que é,redução de custos,technology,tecnologia,transformação digital,vantagensMuito provavelmente você já ouviu o termo transformação digital, mas você sabe o real significado e o porquê de ser uma tendência? Nesse artigo você entenderá o que a transformação digital é, quais áreas organizacionais hospedam processos de transformação digital, as principais vantagens e uma demonstração de transformação digital. Transformação...Diferentes canais trabalham juntos em uma única plataforma, criando uma experiência unificada para o cliente